Este é o Caderno de oração para a Quaresma de 2018.
Antes de começarmos a ler e a rezar o que este caderno nos propõe devemos fazer um pequeno exercício… Para isso, vamos tentar responder a duas perguntas que, à partida, parecem simples.
Em primeiro lugar, o que é a Quaresma? Em segundo lugar, o que quero fazer desta Quaresma?
A ressurreição de Jesus é o fundamento da nossa fé. Somos testemunhas de um Deus vivo! Então, porque é que se vê a Cruz como principal símbolo da nossa fé?
Tal como quando escolhemos uma fotografia de família para emoldurar temos o cuidado de escolher aquela em que todos estejam melhor ou mais contentes, a Cruz é também uma espécie de fotografia. Apesar de sermos testemunhas da ressurreição de Jesus, é na Cruz que vemos a maior glória de Deus. É esta fotografia que queremos guardar de Jesus: aquela que transmite ao mesmo tempo a nossa fraqueza e a glória de Deus. É esta fotografia que levamos ao peito.
Nesta Quaresma, vamos, com muita paz, construindo o nosso caminho até Jerusalém. Vamos, a cada dia, ler o Evangelho desse dia e refletir no que é que Deus nos quer dizer através daquelas palavras. No final do dia, avaliamos, como fizemos no Advento, a nossa amizade com Deus.
Vamos ter momentos de consolação, em que a oração vai ser fácil, e momentos em que vai ser mais difícil. Mas a perseverança é o que nos distingue!
No final da caminhada, acompanhamos Jesus no Domingo de Ramos até à Cruz. Pedimos a Jesus e a Nossa Senhora que acompanhe cada um nesta oração.
Que a promessa da Páscoa seja a nossa luz nesta Quaresma!